O que é o programa?

O CI Inovador nasceu para atender a demanda crescente do mercado por profissionais da área de semicondutores e microeletrônica, sendo uma iniciativa do MCTI coordenada pela Softex e em parceria com as instituições de ensino mais renomadas do Brasil.

O programa oferece uma residência nas trilhas de Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos, com bolsa de estudo e custeio das passagens aéreas para a fase internacional. Além disso, todas as trilhas incluem temas de gestão e empreendedorismo, proporcionando uma imersão completa para formar profissionais altamente qualificados e fortalecer o ecossistema nacional do setor.

A fase de Capacitação do CI Inovador tem duração de 6 meses e prevê entrega de certificado para os estudantes aprovados. Após a conclusão dessa primeira etapa, os alunos com melhor desempenho serão selecionados para a Vivência Internacional e, posteriormente, os que se destacarem seguirão para a fase In Company.

Instituições participantes

UFC – Universidade Federal do Ceará
SISTEMAS DIGITAIS

UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
SISTEMAS DIGITAIS

UnB – Universidade de Brasília
SISTEMAS ANALÓGICOS

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
SISTEMAS ANALÓGICOS

USP – Universidade de São Paulo
SISTEMAS DIGITAIS

UFPR – Universidade Federal do Paraná
SISTEMAS ANALÓGICOS

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
SISTEMAS DIGITAIS E SISTEMAS ANALÓGICOS

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
SISTEMAS DIGITAIS E SISTEMAS ANALÓGICOS

Fases do programa

Capacitação Teórico-prática

Os alunos entrarão em uma imersão presencial em tempo integral, com aulas teóricas e práticas. Além da introdução à microeletrônica e dos conteúdos de cada trilha, os alunos terão temas de gestão durante o curso e participação de feira com empresas do setor.

6 MESES

250 ESTUDANTES

Vivência Internacional

Os estudantes selecionados vão participar de visitas técnicas em empresas e instituições no exterior pelo período de 45 dias e poderão entrar em contato com a vanguarda da microeletrônica. Depois, terão a oportunidade de desenvolver um projeto em ambiente simulado no Brasil, ao longo de 4 meses.

6 MESES

100 ESTUDANTES

Formação In company

Nesta última fase, os alunos que se destacarem na etapa anterior serão selecionados para integrarem grupos de trabalho de empresas brasileiras e aplicarem seus conhecimentos na prática.

18 MESES

32 ESTUDANTES

Rolar para cima